Licenciatura em Pedagogia

Descrição

O curso de Pedagogia a Distância pretende formar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e em outras áreas nas quais seja previsto conhecimento pedagógico (Resolução CNE/CP nº1/2006)

Nessa direção, o pedagogo trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, tendo em vista o desenvolvimento humano. As principais áreas de atuação do pedagogo serão:

  • A educação de crianças de zero a cinco anos.
  • O ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física, de forma interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • A participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:I – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades próprias do setor da Educação, bem como de projetos e experiências educativas.
    II – produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Tipo

Licenciatura

Modalidade

Sistema Híbrido

Publico alvo

Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área, professores que tenham interesse em realizar uma segunda licenciatura, e bacharéis e tecnólogos interessados em uma complementação pedagógica.

Duração

48 meses

Previsão de inicio

Entrada Modular

Objetivo

Formar Pedagogo, com o perfil de docência estabelecido anteriormente, o curso de Pedagogia a distância do NEAD/FATEC propõe-se a abranger conteúdos e atividades que constituam base consistente para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

a) compreensão ampla e, ao mesmo tempo, consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

b) compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social, cultural, político e econômico;

c) capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e de medidas que visem a superar a exclusão social;

d) compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;

e) habilidade para lidar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;

f) sensibilidade para atuar com jovens e adultos em seu processo de escolarização;

g) capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

h) capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica, desenvolvendo postura investigativa que leve o professor a problematizar a sua realidade;

i) sensibilidade para inteirar-se dos processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;

j) capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

k) compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;

l) articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;

m) elaboração de projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns, como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns, como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

Conteúdo Programático

1º Ano
Fundamentos da Educação a distância – 144 horas
Psicologia da educação – 144 horas
História da educação – 144 horas
Filosofia da educação – 144 horas
Arte-Educação – 72 horas
Total: 648 horas

2º Ano
Organização da Educação Brasileira – 72 horas
Sociologia da educação – 144 horas
Desenvolvimento e aprendizagem – 144 horas
Teorias do Currículo – 144 horas
Didática – 144 horas
Total: 648 horas

3º Ano
História e ensino – 144 horas
Alfabetização e letramento – 144 horas
Ludicidade e desenvolvimento Infantil – 144 horas
Pesquisa em Educação – 72 horas
Educação ambiental – 144 horas
Prática Pedagógica – 144 horas
Total: 792 horas

4º Ano
Gestão educacional – 144 horas
Literatura Infantil – 144 horas
Geografia e ensino – 144 horas
Língua Portuguesa e ensino – 72 horas
Estágio Supervisionado – 360 horas
TCC – (monografia) – 306 horas
Atividades Acadêmicas, científicas e culturais – 108 horas
Total: 1278 horas

Atividades Formativas – 2.592 horas
Estágio Supervisionado – 360 horas
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Monografia) – 306 horas
Atividades acadêmicas, científicas e culturais – 108 horas
TOTAL (mínimo 3.200 horas – CNE/CP nº 01/2006) – 3.366 horas