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A FACULDADE

  • O campus da FATEC encontra-se situado em prédio próprio na Rua José Sanches Peres, 3040 – Bairro São João Votuporanga-SP Cep. 15501-210, e está amparada legalmente para o seu funcionamento pelo parecer do CNE (Conselho Nacional de Educação) SESU (Secretaria de Educação Superior) nº241/1999 e é reconhecida de U.P.M pela Lei nº 4.671 de 28/09/2009.
  • A FATEC encontra-se devidamente registrada sob o nº 08.407.930/0001-76 do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, e possui Alvará de funcionamento nº 18.382 de 13/11/2006 expedido para atividade de: Ensino Superior, Pós-graduação e Extensão, expedido pelo Departamento da Receita Tributária de Votuporanga-SP.
  • A FATEC possui registro na ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e CFT – Conselho Federal de Teologia.

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES

Teologia como reflexão da fé

A teologia não é um saber independente. Ela é a confluência entre a fé e razão. A fé, entendida como adesão a Deus que se revela e se comunica aos seres humanos, é o fundamento da teologia. A experiência da fé, nas suas dimensões subjetiva e objetiva, é a "matéria prima" da teologia. Para haver teologia, é preciso haver experiência de fé. Fé pessoal, mas também experiência comunitária e com história. Pela fé, o ser humano "sabe" de Deus e conhece a si mesmo e ao mundo de forma específica. 
A fé vivida em nível pessoal e comunitário ­ no presente e no passado postula auto-conhecimento. A pessoa de fé quer e precisa ser honesta consigo mesma e com aqueles com os quais convive. Por isso, parafraseando a Primeira Carta de Pedro, ela necessita "dar as razões da sua fé" aos que perguntarem. O esforço de compreender a si mesma requer o uso de outras fontes do conhecimento que não sejam a fé. O uso da razão emerge como instrumento privilegiado. Examinar com os recursos racionais a experiência da fé constitui a Teologia.       
A relação da teologia com a experiência da fé. E diz explicitamente que a fé tem uma história e situa-se na realidade atual. Ela não pode fechar-se num mundo à parte, mas precisa viver em diálogo com as mudanças e as situações concretas da vida, hoje. A fé é dinâmica e histórica. Por isso, a teologia é também uma tarefa nunca acabada. A fé pode também adoecer ou sofrer um processo de ideologização. Cabe, então, à Teologia a tarefa de diagnosticar e denunciar os processos viciosos. Se a fé e a religião são necessárias e benéficas ao ser humano e à sociedade, elas só podem cumprir esse papel se forem sadias. E para serem sadias, precisam de Teologia. 
Por causa de profunda relação da teologia com a fé, o curso de Teologia cuidará também para cultivar um clima de celebração da fé, ciente de que a celebração expressa e aprofunda a fé. 

 

O direito à formação teológica

O "cidadão" religioso é alguém que é consciente dos fundamentos e das implicações de sua fé. Crê, sabe que crê e é consciente das razões e conseqüências de sua fé. Para isso, precisa de teologia. É humano crer conscientemente.  A formação teológica é um direito do cristão. Embora ela esteja diferenciadamente ao alcance de uns e outros, ela não pode faltar no contexto de uma comunidade.
Particularmente, as lideranças têm direito a ela. Em épocas passadas, ela era tida como uma exigência e um privilégio da hierarquia da Igreja. Hoje, cada vez mais, se reconhece e se afirma o direito de todo cristão a uma compreensão aprofundada da sua fé, vale dizer, a uma boa teologia. E cada vez mais se percebe o interesse por essa formação. 
O curso de Teologia na Universidade será uma instância que disponibilizará o serviço da formação teológica à comunidade regional. E multiplicará os teólogos que, por sua vez, serão "fermento teológico" nas comunidades e na sociedade. Os cristãos da região e a sociedade, como um todo, estarão sendo atendidos num direito inerente à sua natureza. 

O dever da formação teológica

Se a formação teológica é um direito de todo cristão, especialmente daquele que lidera um grupo ou uma comunidade, ela é também um dever. Em primeiro lugar, um dever da pessoa para consigo mesma, pois não é ético desleixar em aspectos importantes e fundamentais da vida. Depois, é um dever para com a comunidade, pois não convém que um cristão não saiba testemunhar com conhecimento de causa a fé da sua comunidade. Enfim, é um dever diante de Deus, pois Ele não quer ser servido em espírito de submissão e ignorância, mas na liberdade, que exige consciência. 
Se a formação teológica é um dever de cada cristão, muito mais o é de quem é responsável pela animação das comunidades de fé. Líderes de comunidades, movimentos, pastores, leigos ou separados ao Ministério da Igreja, precisam tratar com respeito as pessoas com as quais trabalham. Em outras palavras, precisam de teologia. Por isso mesmo, a Igreja precisa oferecer oportunidades de formação teológica. 
Também a Universidade tem um papel a cumprir neste campo. Historicamente, ela nasceu com a colaboração da Igreja. Além disso, a ciência teológica foi o destaque em muitas Universidades. Como muitas outras, seja uma instituição a-religiosa e não assuma compromissos explícitos com esta ou aquela religião ou Igreja, ela tem um compromisso ético, de colaborar na reflexão sobre tudo o que é importante na vida da comunidade e das pessoas. O curso de Teologia será um legítimo serviço à comunidade e porá em evidência a capacidade de a Universidade dialogar com as instituições mais representativas da sociedade organizada. 

A "incorporação" da teologia na realidade regional

A fé vivida situa-se concretamente na estrutura e na conjuntura da realidade social, econômica, política e cultural. Ela tem uma dimensão de atualidade e de dinamismo. A teologia, da mesma forma, não é um conhecimento alheio ao que vivem as pessoas no tempo presente. Ela precisa incorporar-se na realidade atual e regional. Fica de forma bastante clara que: "As alegrias e os sofrimentos, as esperanças e as angústias dos homens do nosso tempo, são também as alegrias e os sofrimentos, as esperanças e as angústias da Igreja". Se são da Igreja, são também da Teologia. 

A evangélica opção pela responsabilidade social

Essa "incorporação" da fé e da teologia no mundo de hoje recebeu, principalmente na América Latina, e deve receber uma conotação específica: a incorporação no mundo dos pobres. 
Deve-se observar realidade da América Latina. Surgindo daí a consciência clara do compromisso da Igreja e de todos os cristãos com a justiça social. As alegrias e tristezas, as esperanças e angústias do mundo são, aqui, especialmente, as alegrias e tristezas, as esperanças e as angústias dos pobres. O chamamento que Deus faz é o da libertação.  
Já não se pode fazer teologia, na América Latina, sem levar em conta esses discernimentos e essas opções fundamentais. Na FATEC, todos beberão abundantemente dessas novas fontes teológicas.  

A Metodologia Participativa 

"Comunhão e participação" deve marcar e influenciar posteriormente as comunidades cristãs que mais assumiram as orientações da palavra de Deus. 
Desde o começo, a FATEC quis caracterizar-se pela metodologia participativa.  Não só porque ela provem das orientações da Bíblia, mas, também, porque ela é expressão da melhor antropologia. O ser humano não pode ser entendido como um mero executor de tarefas, mas como verdadeiro participante. Participar, como diz o próprio termo, é tomar parte, assumir responsabilidades, construir junto com outros. A verdadeira participação dá-se no planejamento, na realização, na avaliação e no reencaminhamento das ações. Ela se concretiza em todos os tipos de atividades. O curso de Teologia, sua estrutura de organização, seus processos pedagógicos, sua espiritualidade e tudo o mais trazem as marcas da participação. O curso de Teologia da FATEC pretende formar pessoas com espírito participativo. Por isso, ele mesmo primará pela metodologia participativa. 

A Fidelidade ao Evangelho e à Igreja

O curso de Teologia aqui proposto é um curso confessional, embora aberto a outras expressões do Cristianismo e a outras religiões. Ele se vincula à fé cristã, vale dizer, ao Evangelho de Jesus Cristo. 
Ele também se inscreve dentro de uma comunidade religiosa específica: A Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Seguirá as orientações da sua Igreja. Mas manterá também a justa e sadia atitude crítica, própria da honestidade intelectual e de toda boa teologia. 

Abertura ecumênica, inter-religiosa e às questões sociais e científicas

Cristãos individualmente e muitas das Igrejas cristãs vivem hoje um clima de busca da unidade. A FATEC não participará desse esforço e o coloca como uma exigência e um sinal dos tempos de hoje.  
O FATEC nasceu com esse espírito e quer preservá-lo. Por isso, não adentraremos no campo do ecumenismo e a abertura para as religiões não cristãs para cursarem nosso cursos não será uma das marcas ecumênicas e sim do ensino e da produção teológica do curso de Teologia proposto neste Projeto Pedagógico. Muito mais realizaremos a inclusão de uma disciplina específica sobre o assunto. 
O curso cultivará um diálogo e um intercâmbio com os movimentos e as organizações sociais e com a comunidade científica. 

Aprendizagem como processo de múltiplas relações 

Aprender teologia é um processo complexo. Pressupostos deste Projeto Pedagógico são as convicções de que: a) aprende-se em comunidade de pessoas interessadas, todas sujeitos do processo; b) ação e reflexão/teorização são pólos mutuamente fecundantes; c) todo conhecimento já assimilado ou construído interfere no estudo posterior e será por ele transformado; d) ocupar-se intensivamente de um assunto favorece o conhecimento em profundidade. 
Como conseqüência desses pressupostos epistemológicos, o curso de Teologia propõe: a) número reduzido de vagas; b) método participativo nas aulas e demais processos pedagógicos; c) avaliações das disciplinas incluindo e privilegiando a participação no processo comunitário de aprendizagem e produções teológicas por escrito; d) valorização da ação nas Igrejas dos alunos nas diversas disciplinas e oferta de atividades complementares e organização do programa de aulas em semanas intensivas. 

Vantagens de ser aluno da FATEC

  • Capacitação para viver o dia-a-dia da Igreja.
  • Assistência integral do coordenador do curso, pelas seguintes ferramentas: pessoalmente, msn, internet, e-mail e telefone.
  • Coordenação de estágio supervisionado nas Igrejas, a fim de que possa desenvolver melhor suas habilidades e conhecimentos.
  • Convênio com o CFT (Conselho Federal de Teologia) para emissão de Identidade de Teólogo.
  • Convênio com a ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.
  • Carteira de estudante, por meio da qual terá desconto de 50% em entradas de programas culturais, livrarias e transportes públicos.
  • Diploma de conclusão de curso já devidamente registrado, sem nenhum custo adicional de registro ou emissão.
  • Parceria para convalidação de Diploma pelo MEC.
  • Sistema de ensino apoiado pelo Software Educacional E-MOODLE, usado pelas principais Universidades do Mundo.
  • Programa radiofônico de apoio pedagógico ao estudante – Rádio cidade de Votuporanga-SP podendo ser acessado pela rádio FATEC no site.
  • TV WEB FATEC exibição de programas de apoio pedagógico ao estudante 24 horas no ar, podendo ser acessada no site da FATEC.
  • Laboratório de informática conectado a internet e biblioteca, disponíveis toda semana para os alunos.
  • Núcleos de Estágio e Estudo: 1) Psicanálise 2) LIBRAS 3) Teologia 4) Pedagogia Cristã.

 

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