Curso Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual

Descrição

Considerando a realidade da exclusão do processo educativo enfrentada principalmente com as crianças portadoras de necessidades especiais (deficiência intelectual), o curso em Educação especial e inclusiva  (área: Deficiência Intelectual) visa a preparar o profissional de educação para atuar na perspectiva de uma educação inclusiva, seja no atendimento educacional especializado, no sistema regular de ensino, proporcionando ambiente de atendimento adequado, discussão, compartilhamento de experiências, produção e difusão de novos conhecimentos na área.

Tipo

Superior

Modalidade

Sistema Híbrido

Publico alvo

Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área.

Duração

18 meses

Previsão de inicio

Entrada Modular

Objetivo

O curso Educação Especial: atualidades e tendências do processo inclusivo para a pessoa com deficiência intelectual visa a identificar, analisar e discutir criticamente os fundamentos, as implicações e a ação pedagógica para a prática inclusiva em casos de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), especificamente ligados à Deficiência Intelectual, operacionalizando os conteúdos estudados como instrumentos para a atuação profissional nesse contexto, na medida em que se constrói uma perspectiva científica e se desenvolve a postura de profissional pesquisador em Educação Especial.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Metodologia do Ensino Superior e Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Especial Metodologia do Ensino e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. A relação professor e aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação no ensino superior. Educação Inclusiva. Princípios subjacentes à política de inclusão educacional de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Amparo político e legal para a Educação Inclusiva. Módulo 2: Metodologia Científica e Educação Especial: implicações para a prática inclusiva O processo de produção do conhecimento científico. Projeto de pesquisa para o trabalho acadêmico de conclusão de curso. Métodos de pesquisa científica, normas e procedimentos da ABNT para os trabalhos científicos. O conceito de inteligência. Bases biológicas e pressupostos teóricos. Possíveis características apresentadas pelas pessoas com deficiência intelectual. Demanda educacional destas pessoas no contexto da educação inclusiva. Módulo 3: Ação Pedagógica para a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual As particularidades da ação pedagógica em cada nível do ensino regular junto à pessoa com deficiência intelectual. Motivação, currículo e procedimentos de ensino e avaliação na educação inclusiva da pessoa com deficiência intelectual. Estratégias de ensino especificadas no uso de recursos facilitadores para a promoção do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual.